400 pessoas passaram 10 anos construindo uma cidade 1: 1 no Minecraft

Simplesmente não faz sentido. Até que você coloque a imagem acima em tela cheia e olhe de perto, percebendo os tons neutros nos ônibus e a curva fechada da estrada, você não esperaria que ela viesse de um jogo mais comumente usado para construir estruturas quadradas e cubos feitos de paralelepípedos. Mas, felizmente, esta é uma captura de tela do Minecraft e é uma vista sobre a cidade de Greenfield, possivelmente o projeto de construção mais impressionante que já vi até hoje.

The largest, most realistic Minecraft city | Rock Paper Shotgun

Baseada em Los Angeles e construída na escala de 1: 1 para que cada bloco represente um metro cúbico na vida real, Greenfield tem sido o trabalho de mais de 400 pessoas nos últimos dez anos. Existem portas. Arranha-céus. Subúrbios. Favelas. Fábricas de produtos químicos. Ferrovias. Na verdade, há tudo que você pode esperar encontrar na metrópole em que se baseia. Gerenciado por um comitê de dez pessoas e construído por legiões de arquitetos, agora cresceu para um tamanho de 20 milhões de quarteirões, tornando-se a maior construção de cidade do Minecraft que existe atualmente … e está apenas 20% concluída. Vamos dar uma olhada.

De acordo com NJDaeger, um dos cinco administradores do servidor Greenfield (ele chamou minha atenção para o servidor com esta postagem no Reddit), a 11ª iteração do Greenfield – Versão 0.5.3 – está prestes a ser lançada na página do time de construção do Planet Minecraft page, onde interessa os turistas podem baixar a versão atual e passear por ela sem se preocupar com o bloqueio. Se isso soa muito como um trabalho árduo, você pode ser mostrado aqui no YouTube.

The largest, most realistic Minecraft city | Rock Paper Shotgun

Não é apenas uma concha vazia. De acordo com NJDaeger, quase todos os edifícios têm um interior totalmente detalhado, com inspeções regulares – sim, inspeções – para verificar se tudo tem um interior funcional quando uma construção é lançada. Esses exercícios de garantia de qualidade são apenas uma faceta de um esforço de gerenciamento de projeto que parece quase inviávelmente competente: há todo um sistema de fluxo de trabalho para definir novos distritos, códigos de construção para manter o estilo e a qualidade consistentes entre o enxame de construtores trabalhando na cidade, e reuniões regulares da equipe sobre discórdia para coordenar o esforço gigantesco.

O resultado de tudo isso é uma cidade que não parece tão realista quanto uma cidade de minecraft pode do nível do solo, mas do ar também – ela tem um layout que é totalmente convincente como resultado de um planejamento urbano profissional. Basta olhar para a imagem a seguir, capturada do mapa dinâmico de Greenfield, e me diga que você não sonharia em criar algo assim no SimCity 2000:

The largest, most realistic Minecraft city | Rock Paper Shotgun

Para mim, quase a parte mais impressionante de todo o projeto não é a cidade em si, mas o campo em volta dela. A fim de construir um terreno para construir a cidade, centenas de pessoas estão constantemente trabalhando em uma vasta área ao redor dela para transformar a geografia caprichosa e confusa do Minecraft na monotonia do real. Claro, os usuários de alto nível estão usando a ferramenta worldedit para fazer o trabalho de transformação em massa, mas para os membros mais novos do servidor – isto é, até que provem que não são griefers disfarçados – tudo é feito à mão. Isso me lembra daqueles caras do Guia do Mochileiro das Galáxias que acabaram de construir planetas, como se fosse um trabalho normal.

Claro, Greenfield teve suas crises, NJDaeger disse ao Reddit, onde apesar de várias medidas de segurança, a cidade foi invadida.

“Tivemos um incidente em que todos os nossos métodos de backups […] falharam, o que aconteceu no ano passado”, explicou. “Alguém removeu acidentalmente todas as toras de carvalho em cerca de 70% da cidade.”

E quem foi o culpado desta destruição gratuita? “Foi um de nossos administradores. Ele estava usando seu laptop e se teletransportando pelo mapa, fazendo algumas coisas para o nosso sistema de trem, e ele acidentalmente definiu uma de suas posições em uma extremidade do mapa e a outra na outra extremidade. Ele pensou que estava editando uma pequena área e, na verdade, era uma área monstruosamente grande … o que exigiu um pouco de trabalho em equipe para consertar, lmao. “

Ainda assim, com backups diários, coreprotect e backups externos feitos a cada poucos dias, a cidade parece o mais segura possível. Mesmo assim, que eu saiba, Greenfield ainda não enfrentou o servidor do Minecraft equivalente a Godzilla: um pai que está zangado porque você dormiu demais.

Download do Mapa: Planet Minecraft

Roger

Grande fã de jogos e filmes. Sou apaixonado pelas franquias GTA e The Witcher, as quais considero minhas favoritas, porém também sou um grande fã das sagas Resident Evil e Minecraft.