Resident Evil 4 | Capcom é processada em US$ 12 Milhões por plágio

Jogos da Capcom como Resident Evil 4 e Devil May Cry supostamente usaram fotos não licenciadas com direitos autorais extensivamente em seus jogos para construir ambientes, detalhes e até mesmo o logotipo de Resident Evil 4, de acordo com um novo processo aberto na sexta-feira.

A designer Judy A. Juracek apresentou sua reclamação inicial em um tribunal de Connecticut na sexta-feira. No processo, ela alegou que a Capcom usou fotos de seu livro protegido por direitos autorais, Surfaces, em vários jogos, incluindo Resident Evil 4, Devil May Cry e outros jogos da Capcom.

Surfaces é uma coleção de 1.200 fotografias de texturas que Juracek ela mesma fotografou; o livro se destina a ser usado para “pesquisa visual” para artistas, arquitetos e designers, de acordo com a descrição do livro. Foi publicado originalmente em 1996. A coleção vem com um CD-ROM das imagens – mas Juracek disse que exige que as pessoas licenciem suas imagens para uso comercial, entrando em contato com ela diretamente. Juracek disse no processo que a Capcom nunca a contatou para obter uma licença.

Juracek apontou pelo menos 80 fotografias que são usadas em diferentes cenários nos jogos da Capcom, com mais de 100 páginas de documentação. Um caso denunciado no processo é a respeito de uma textura de vidro estilhaçada usada no logotipo de Resident Evil 4.

Os advogados de Juracek estão pedindo ao tribunal que conceda a ela até US $ 12 milhões em danos por violação de direitos autorais. Ela também está buscando indenização por “falsa gestão de direitos autorais e remoção de gestão de direitos autorais:” de US $ 2.500 a US $ 25.000 para cada fotografia usada.

No momento, a Capcom apenas afirmou estar ciente do processo, mas que não comentará nada a respeito.

Fonte: Polygon

Roger

Grande fã de jogos e filmes. Sou apaixonado pelas franquias GTA e The Witcher, as quais considero minhas favoritas, porém também sou um grande fã das sagas Resident Evil e Minecraft.