Shawn Lee | Compositor de Bully está processando a Rockstar Games por suposta violação de direitos autorais

Rockstar Games, desenvolvedora do GTA, acaba de entrar em uma situação difícil por conta de violação de direitos autorais! É que o músico e compositor Shawn Lee alegou que a Rockstar reutilizou uma de suas faixas em seus jogos, sem permissão.

Shawn Lee, que compôs a trilha sonora de um dos jogos anteriores da Rockstar, “Bully”, alega que a empresa retirou elementos de uma música que pediu a ele para enviar e, em seguida, usou essas partes nos jogos “Grand Theft Auto 4” e “Grand Theft Auto 5. ” A Rockstar não respondeu imediatamente para comentar o processo.

Lee alega que a empresa, que tem sede na cidade de Nova York, mas tem um escritório em Carlsbad, pediu a ele para enviar músicas em 2008 para uso em “Grand Theft Auto 4”. De acordo com a reclamação, Lee enviou uma faixa de especificações, mas foi informado que o material não seria usado “por razões desconhecidas” por Lee.

Lee mais tarde usou partes da faixa em um álbum intitulado “Reel to Reel”, que foi lançado pela Ubiquity Records, de Costa Mesa, também uma demandante no processo. Lee alega que no final do ano passado, ele descobriu que “certas composições e radicais, contendo uma certa melodia e riff que foram apresentados ao réu” e foram usados ​​em “Grand Theft Auto 4” e “Grand Theft Auto 5”. Ele alega que partes de sua música, “Biker Chick” são “substancialmente semelhantes” à música-tema de “Conexão Soviética” usada nos jogos, bem como outra música chamada “Liberty City Loop” em “Grand Theft Auto 5”.

O processo alega violação de direitos autorais, deturpação intencional e deturpação negligente.

Esta não é a primeira vez que a Rockstar se envolve em violação de direitos autorais. Em 2014, Lindsay Lohan processou a desenvolvedora, alegando que a personagem Lacey Jonas foi baseada nela. O caso foi até 2018, em que o tribunal decidiu a favor da Rockstar e da Take-Two Interactive. Sobre o último processo, a Rockstar ainda não comentou nada;

Roger

Grande fã de jogos e filmes. Sou apaixonado pelas franquias GTA e The Witcher, as quais considero minhas favoritas, porém também sou um grande fã das sagas Resident Evil e Minecraft.