A comemoração do Gabigol dentro do FIFA e EFootball? - Gaming Lab

A comemoração do Gabigol dentro do FIFA e EFootball?

Iae, galera. 6 estão de boas?

          No meu primeiro texto, eu asseverei que existe muito em comum entre jogos e Direito, mas como algo legal poderia ser próximo de algo tão chato e com uma linguagem estranha como o Direito? Antes de responder, eu te instigo mais um pouquinho: já parou para pensar o porquê que o Fifa ou EFootball não contêm as comemorações legais do Brasileirão?

          Ao contrário da Premier League e da NBA, que possuem organizações forte e que representam todos os times, aqui no Brasil não possuímos um sindicato único que representa os jogadores e, além disso, há a Lei Pelé, que postula que cada jogador é detentor dos direitos de sua imagem e dos direitos autorais de suas comemorações, estilo de batida de falta ou pênaltis, logo cabe a ele novas cessões. Assim, as produtoras de jogos e emuladores têm que primeiro entrarem em contato com o time e empresários para aprovarem a abordagem e depois com os jogadores para negociarem e isso é altamente burocrático, moroso e custoso. Por isso, a EA abriu mão de ter nossos times ou comemorações no jogo.

          Se elas não seguirem este rito é possível que um jogador acione a justiça para que sejam pagos os direitos autorais acrescido das penalidades da Lei dos Direito Autorais. Inclusive, é recente a notícia que a EA teve que pagar mais de 6 milhões a cerca de 450 jogadores de SC por uso sem autorização das imagens. Antes de emitirem uma opinião odiosa, pensem se é justo para o jogador, que é um trabalhador, ter sua imagem usada gerando lucros às produtoras sem poder receber uma boa fatia, sendo que ele é o principal pilar desta relação.

          De todo modo, esta falta de unidade pode estar com os dias contados, porque há um rumor forte que em breve o Brasil tenha uma liga de futebol paralela com os mesmos times, regras próprias e uma concentração de decisões, o que permitirá que as produtoras fechem um acordo único embarcando todos os jogadores. Isso não é por altruísmo ou atenção aos gamers, mas sim porque estão de olho no retorno financeiro que a liga pode ter com esta cessão. Se for concretizada, talvez em breve possamos apertar 3 vezes X e sacanearmos nossos adversários com a pose do Gabigol.

🔔Curte nosso conteúdo? Então compartilhe e fique ligado em nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!