A importância da posição das câmeras em filmes e séries

A importância da posição das câmeras em filmes - Gaming Lab

Iae, galera. 6 estão de boas?

                Já reparou que sempre que o vilão aparece a câmera fica baixa, colocando ele em uma posição superior, e quando o mocinho surge a câmera fica no alto, fazendo que o telespectador o veja de forma diminuta? Sei que ninguém perguntou, mas vou falar o motivo disso.

                A sétima arte é chamada assim porque é muito mais que um filme passando numa telona. Na verdade, há muita ciência e estudos por trás. Um dos principais artifícios utilizados pelos diretores é a posição da câmera, pois é um dos elementos que coloca você, telespectador, na trama e te transforma em um partícipe.

                Se ela está na altura dos olhos do personagem indica que o você está em igualdade com ele, no entanto se ela estiver abaixo (como é o caso dos vilões) significa que você está sendo subjugado ao poderio e malvadeza. É uma forma de fazer o vilão ser maior do que ele é. Por outro lado, se ela estiver acima (como é o caso dos mocinhos) mostra o qual ele é bom, singelo e bom em relação a você e que traz uma empatia.

                Um ótimo exemplo disso é o filme Fragmentado. Tentem assistir percebendo o jogo e a posição das câmeras nos diversos personagens. Dica: quando ele assume a personagem da Fera, a câmera fica muito baixa, enquanto que ela fica alta quando ele assume a personagem da Criança. Ah, e ainda tem a Governanta, que a câmera vai abaixando lentamente sempre que ela fala como uma forma que o diretor encontrou de fazer você se curvar perante as ordens dela.  

Você já tinha reparado nisso? Tentem assistir filmes observando a partir de agora.