Análise | Golf Club: Wasteland

Análise | Golf Club: Wasteland - Gaming Lab

O que é Golf Club Wasteland?

Golf Club Wasteland é desenvolvido pela Demagog Studio e distribuído pela Untold Tales. O jogo foi lançado na última sexta-feira(03) para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Golf Club Wasteland é um jogo de minigolfe ambientado em um mundo pós-apocalíptico, onde 99% da vida humana foi exterminada e, agora a Terra está em ruínas. As músicas são o ponto forte do jogo, elas criam uma atmosfera que casa perfeitamente com a temática pós-apocalíptica e melancólica que o game apresenta.

O estilo de arte apresentado é ótimo, ele mescla uma jogabilidade 2D com uma narrativa bem construída e inusitada. Eu amei como o jogo não está tentando ser cauteloso — toda a construção de mundo parece apenas inevitável. Não há ficção científica ousada, nenhum apocalipse zumbi, nenhum super vilão, apenas o mundo completamente destruído que serve agora como parque de diversão para a ultra elite de marte.

Análise | Golf Club: Wasteland - Gaming Lab
 Captura de tela – Gaming Lab

A ideia de fazer um jogo de golfe em um mundo pós-apocalíptico pode parecer estranha, mas conforme você vai progredindo na jogatina vai percebendo as possibilidades que isso agrega na história e principalmente nos cenários do jogo. Os cenários são bem construídos e permitem diversidade nas escolhas de como você alcançará o objetivo. Temos desde desertos que dificultam o manuseio da bola de golfe até prédios completamente destruídos e abandonados.

Análise | Golf Club: Wasteland - Gaming Lab
Imagem divulgação – Demagog Studio e Untold Tales

Rádio Nostalgia de marte e Modos de Jogo

Não podemos falar de Golf Club Wasteland sem citar a Rádio Nostalgia de Marte, ela nos acompanha do início ao fim do jogo, ela é a responsável por criar a atmosfera que casa perfeitamente com o jogo, como eu havia pontuado anteriormente. A Rádio Nostalgia de Marte transmite um radialista com uma voz suave anuncia notícias e fatos, deixando evidenciado que a vida em Marte não é tão encantadora como muitos poderiam imaginar. Além de possuir uma trilha sonora dedicada, ela também narra histórias pessoais daqueles que escaparam da terra.

Análise | Golf Club: Wasteland - Gaming Lab
 Captura de tela – Gaming Lab

Partindo para os modos de jogo, temos dois modos a história e o desafio, jogando no modo história você percebe que ele é descontraído e divertido. Sendo um modo para você conhecer, testar e aprimorar suas habilidades no Golfe. Nele, os buracos são apresentados como níveis, e eles começam bem simples. Usando o botão esquerdo do mouse, você pode determinar a força e o ângulo da sua tacada. Então, com um único toque no mesmo botão, você dará sua tacada com a intensidade e força desejada.

Já no modo Desafio, precisamos completar cada nível com um certo número de tacadas. O que não deixa espaço para erros, por isso recomendamos jogar o modo história em primeiro lugar.

Jogando Golfe em um mundo pós-apocalíptico

A terra foi dizimada e se tornou um grande lixão radioativo abandonado. Enquanto o que restou da humanidade sobrevive em Marte, que melhor localização para a elite que joga golfe do que os restos radioativos da civilização terrestre? Você não pensaria que jogar golfe no apocalipse é relaxante, mas realmente é. Apesar disso, o jogo aborda um futuro que não é impossível aos olhos humanos, quando vemos o desmatamento e o aumento da poluição gerada pelas grandes Indústrias, nos pegamos a pensar que esse futuro remoto retratado em Golf Club Wasteland não é tão remoto assim.

Gameplay

A Gameplay é simples e intuitiva: pontaria, ângulo e força, golpeie a bola entre os escombros e coloque-a no buraco. Se você errar, reinicie — isso não afetará a história do jogo que continua, independentemente de quão bem você esteja jogando golfe. O desafio consiste em evitar poços de areia, lagos e rios, navegar por edifícios e cidades abandonadas, faça isso até que a bola esteja no buraco e pronto você terá conquistado seu objetivo e, claro, evite vacas radioativas que comerão sua bola de golfe se chegarem muito perto.

Análise Geral:

Em primeiro plano, vale ressaltar que Golf Club Wasteland está totalmente traduzido para PT-BR. Fico muito feliz que isso vem se tornando algo recorrente em jogos indies, e não poderia deixar de ressaltar isso em minha análise. Do mesmo modo, se você está buscando relaxamento e imersão, Golf Club Wasteland é exatamente o jogo que você busca. A mensagem neste jogo não é sutil, as corporações são gananciosas e devastaram o mundo em busca de suas ambições e só o que restou foi um planeta devastado, radioativo que serve agora como um imenso campo de golfe.

Recomendado
Gráficos: 9/10
História: 8/10
Jogabilidade: 7/10
Efeitos sonoros: 10/10
Extras: 7/10

Nota Geral: 9/10

Curtiu a Análise? Compre Golf Club: Wasteland nas principais lojas digitais: SteamEpic Games Store

*Esse jogo foi concedido de forma gratuita para análise pela Untold Tales.