Conheça a importância das trilhas sonoras em filmes e jogos

Conheça a importância das trilhas sonoras em filmes e jogos - Gaming Lab

          Caro leitor, já percebeu que assim como a alteração do posicionamento das câmeras dá um ar de superioridade ao vilão ou um ar de humildade e benevolência ao herói ,principalmente no seu processo de descoberta (chamamos isso de o caminho do herói, e em breve falaremos sobre isso). Temos também outro elemento que faz toda a diferença na ambientalização e clímax de qualquer série , filme e até mesmo jogos, estamos falando da sonorização. Seja a sonoplastia de objetos, pessoas ou a trilha sonora no início de uma cena de suspense, o som e um dos elementos essenciais do nosso entretenimento áudio visual, mas nem sempre foi assim , ainda bem, se não Charles Chaplin seria só mais um mímico dentro de um teatro. 

          Em 1895 os irmãos Lumiere apresentam seu primeiro filme que consistia de pequenos documentários, claro que desde a época do cinematógrafo (máquina inventada pelos Lumie) a trilha sonora já se fazia presente, já que não era possível gravar as vozes dos atores, a trilha sonora ajudava a prender a atenção dos seus espectadores. Depois de um bom tempo de desenvolvimento, tendo como um dos figurantes Thomas Edson, foi possível criar um sistema de gravação e reprodução do som ajustada com a imagem, e nasce então, não o primeiro, mas o mais bem sucedido filme com diálogo em 1927 o ” The Jazz Singer”. Para você que está curioso o filme conta a história oria de um jovem corista de igreja que se vê encantado com o jazz e acaba por desafiar o pai e a estrutura da época para seguir seu sonho,  é realmente o roteiro ‘e sim bem atual.

          A trilha sonora provoca um efeito sinestésico no espectador, gera em nós uma salada de emoções sendo levando -nos a se arrepiarem em certas cenas, assim como se emocionar com uma cena de amor ou rir com uma cena de comédia, agora imagina poder ver a série que tanto gosta ou jogar um jogo de guerra e isso tudo com o volume no mudo. Impossível não pensar em grandes obras como Psicose  de Hitchcock: ou Tubarão  de Spielberg, onde a trilha sonora colocada em momentos específicos e capaz de nos levar a um clima de tensão absurda, podemos ate já imaginar quando tubarão está para atacar. Spoiler alert: nesse filme o tubarão não é agraciado com o poder do protagonista e morre ao final.

          Algumas trilhas, como quando um determinado personagem está escutando alguma música , esse artificio é utilizado para aumentar a empatia que temos com o personagem levando a raciocinar que o mesmo é “gente como a gente”, embora a vezes o protagonista voa ou dispara laser com os olhos. Normalmente só percebemos a trilha sonora em filmes de suspense ou terror na hora que tomamos o susto, mas ela já começou bem antes, no início de uma cena o clímax é criado por uma música sutil e que ao decorrer da cena diminui de volume para que o espectador tenha de inconscientemente prestar mais a atenção no que está ocorrendo. Em cenas de ação por exemplo, sons mais graves durante as músicas são sincronizados com movimentos mais abruptos do personagem, como uma batida em uma perseguição ou golpes em uma luta. 

          Agora além de ver filmes de maneira diferente, escute também e perceba as sensações que a trilha sonora e capaz de provocar.