Especial Halloween

Especial Halloween - Gaming Lab

Olá pessoal!

          No texto de hoje, falaremos sobre o assunto do final de semana, Halloween, mas não necessariamente a festa tradicional da gringa, mas o ambiente que ela desenvolveu e influenciou com os filmes de terror. É isso mesmo, vamos falar do conceito por trás desses filmes e o porquê alguns dão tão certo e outros nem tanto.

          Antes de qualquer coisa, devemos entender que obras de terror não são para todo mundo (eu mesmo demorei muito tempo para conseguir assistir a filmes de terror sozinho, muito por não gostar e mais ainda por ter medo), mas mesmo você, que não gosta de levar aquele sustinho, ainda que cerceado de amigos, te digo para abraçar o cobertor e dar uma chance para uma nova experiência.

          Nossa análise é, quais são os tipos de filmes de terror?

          Vamos a alguns, Body Horror (Horror corporal), é um estilo que nos trás diversas violações ao corpo humano, alguns exemplos desse tipo de filmes são: Hellraiser e A Mosca. Outro estilo, é o Found Footage (Filmagem achada), que deixam o espectador na ponta da cadeira o filme inteiro e 2 meses ou mais dentro de casa com muito medo. É um estilo que deixa faz uma espécie de câmera escondida que capturou “fatos reais”, sempre deixando uma dúvida em quem assiste, alguns exemplos são: Atividade Paranormal e REC. O próximo gênero é o Gore, filmes mais perturbadores e com grande abundancia em sangue e violência. Os exemplos mais marcantes desses tipos de filmes são: Jogos Mortais e O Albergue. Em sequencia, temos os filmes de terror com foco no Psicológico, dramas e perseguições mentais , bem como a paranoia, onde o investimento se dá mais na história do que propriamente no visual. Grandes franquias desse gênero são: O Silêncio dos Inocentes e O Iluminado. O próximo gênero é normalmente o mais associado a filmes de terror, Slasher, onde normalmente um grupo de pessoas foge de algum assassino em série disfarçado de monstro, podemos citar diversos filmes desse gênero, mas trarei aqui os com maior destaque: Sexta-feira 13 e O Massacre da Serra Elétrica. Seguindo nossa sequência, temos o estilo Sobrenatural, particularmente, meu tipo preferido. Filmes que trouxeram características mais mitológicas para as telonas, como assombrações, demônios, vampiros e exorcismos, alguns títulos muito reconhecidos são: Invocação do Mal e O Exorcista. O próximo gênero é o Thriller, que nada mais é uma adaptação entre o drama e o terror, mas com o suspense em foco, alguns títulos conhecidos são: A Órfã e Psicose. Por fim, temos o gênero de Trash (Lixo), que assim como o nome indica, não são tão bons em investimento e o enredo normalmente é escrito visando ser ruim, produções com efeitos especiais de nível baixo e com o objetivo em deixar a audiência rir mais do que sentir medo, alguns filmes famosos são: Sharknado e Arraste-me Para o Inferno.

          Com isso, desafio vocês a encontrarem um gênero que os agrade mais e deem ao menos uma chance, pois não podemos deixar de assistir à grandes obras em razão do medo.  

Segue algumas indicações para o final de semana de vocês:

– Invocação do mal

– It, A coisa

– O Silêncio dos Inocentes

Que a força esteja com você!

Hugo Jones